Os livros aqui recomendados são básicos para a biblioteca do Terapeuta Floral. Há livros escritos por Terapeutas Florais desta Associação:
1) Os Fundamentos da Terapia Floral, Práticas Integrativas de Saúde, da Flor à Psicoterapia e Ervas Medicinais para o Corpo, a Mente e o Espírito, de José Joacir dos Santos, psicoterapeuta e fundador da Asteflor. Esses três livros são rios em conteúdos e foram escritos levando em consideração que o ser humano não se divide em pedaços. Somos corpo, mente, emoção e espírito e assim deveremos nos tratar e tratar os outros. Individualmente, cada livro é um curso completo e pode ser muito útil a quem fez um curso superior e não sabe onde começar a atuar. São imprescindíveis para todo tipo de terapeuta porque resgatam o conhecimento popular.
2) Os remédios florais do Dr. Bach – de Judy Howard. Este livro tem o passo-a-passo e é também chamado de Guia Completo para Prescrições. Veja que o Terapeuta Floral não faz prescrições, mas o livro é fiel aos manuscritos do Dr. Bach. Editora Pensamento. Carece de atualização mas é básico.
3) Dicionário dos Remédios Florais do Dr. Bach – de T.W. Hyne Jones. Este livro traz os “aspectos positivos e negativos”, porque o autor não soube se expressar. Na verdade se refere aos dois lados de cada floral, isto é, quando o cliente possui um aspecto que precisa corrigir para positivo ou quando tem um excesso que precisa se equilibrar.
4) A Astrologia e os Remédios Florais do Dr. Bach – Os doze remédios do zodíaco, de Peter Damian, Editora Pensamento. A recomendação deste livro é limitada porque sabemos que a personalidade não está limitada ao zodíaco, assim como todos os aspectos emocionais de cada pessoa a não ser que o indivíduo queira limitar a si mesmo a só um aspecto da sua vida.
5) As Essências Florais e a Hierarquia Divina – de Neide Margonari. A criadora dos Florais de Saint Germain se sobressai na história da Terapia Floral porque investe toda sua energia, tempo, trabalho, dinheiro e dedicação a um sistema que é utilizado em vários países, com sucesso, utilizando flores nativas. Este livro é básico mesmo, o Terapeuta Floral precisa entender a complicada ligação da energia das flores com o universo inteiro, incluindo aí a espiritualidade, coisa que muito sistema floral ignora, talvez pela limitação intelectual dos seus criadores ou por preconceito ligado à ciência oficial. Editora Florais e Saint Germain, 2a. edição.
6) Florais da Amazônia – De Maria Alice Campos Freire e Isabel Facchini Barsé. Este é o livro básico dos Florais da Amazônia, mas é interessante que o terapeuta leia, especialmente pelo contexto em que esse sistema existe.
7) Botânica – Introdução à Toxonomia Vegetal – De Aylthon Brandão Joly. É um livro básico na fitoterapia e recomendado aos Terapeutas Florais para que adquiram o conhecimento da sistemática da botânica.
8) School of Natural Healing – De Dr. John R. Christopher. Este livro foi publicado em 1976 e é tido como um livro de referência da fitoterapia e da Naturopatia por tecer detalhes da plantação de ervas medicinais às suas classificações.
9) The Alchemy of the Desert (A alquimia do deserto), de Cynthia Athina Kemp Scherer. Talvez já exista a tradução em Português. A indicação deste livro não significa que estamos indicando o sistema floral da autora do livro e para o qual o livro foi criado. Mas, por causa do conteúdo sobre as plantas usadas naquele sistema, muitas delas plantas lunares, não recomendadas ao uso como floral.
10) Pragas e Doenças das Plantas, de Andrey Brooks e Andrew Haltead. É um livro muito importante para o conhecimento das pragas, doenças e “acidentes fisiológicos que podem afetar as plantas hortícolas, ornamentais e as árvores de fruto”. A criação de florais não é só colher plantas bonitinhas, dá um nome holístico, místico ou alquímico. Exige muito estudo e direcionamento, muitas vezes de seres espirituais.
11) Vibrational Medicine, (Medicina Vibracional) de Richard Gerber. O autor deste livro mostra a combinação entre conhecimento popular antigo, passado de geração e geração, e o conhecimento científico das energia sutis. A Terapia Floral é uma terapia de energias sutis.
12) Cultivo de Plantas Medicinais, de Marcos Roberto Furlan, da Editora Sebrae. Livro básico para quem lida com plantas medicinais e florais. Aborda clima, solo, plantio, calagem, adubo, irrigação, pragas, colheita, secagem, armazenagem e comercialização. O Brasil ainda é deficiente na produção de plantas medicinais, apesar delas nascerem abundantemente.
13) A saúde Brota da Natureza, de Prof. Jaime Bruning. Livro simples e básico para os terapeutas florais, especialmente para o aprofundamento do conhecimento sobre plantas medicinais e remédios caseiros.
14) Plantas Daninhas do Brasil, de Harri Lorenzi. Livro básico para fitoterapeutas e demais terapeutas porque contem fotografias de plantas daninhas do Brasil. O mesmo autor tem uma larga coleção de livros publicados é extremamente recomendável porque ninguém fez ainda um trabalho com o dele.
15) The Natural Pharmacy, de Alan R. Gaby. O autor tem inúmeros livros na área da naturopatia e nas recomendações de remédios ele também menciona florais de Bach e fitoterápicos. Este livro precisa ser traduzido para o Português.
16) La Medicina Floral de Edward Bach, de Maria Luisa Pastorino. Publicado em Buenos Aires, Argentina, em 1987, é difícil de ser encontrado. É um livro pioneiro sobre os Florais de Bach.
17) The Encyclopedia of Bach Flower Therapy, de Mechthild Scheffer. Um dos mais completos livros sobre a Terapia Floral baseado no sistema de Florais de Bach. Traz as 38 flores em fotografias coloridas e faz a comparação entre o uso de uma flor e de outra, por exemplo, Agrimony ou Centaury? Saber essa diferença é a chave de sucesso do Terapeuta Floral seja qual for o sistema floral que ele ou ela trabalhe. É também recomendável adquirir as Florais de Bach, Imagens Harmonização, Centramento e Meditação, de Mechthild Scheffer. Trata-se de um conjunto de cartões com todas as 38 flores do Sistema Floral de Bach. “As fotos das flores de Bach servem como uma introdução à energia floral, que age diretamente sobre as estruturas inconscientes da alma”.
18) O Ser que não adoece – Uma compreensão holística da saúde e da doença – Saiba por que o uso dos florais de Bach e de outras terapias complementares, combinados com a fé e a espiritualidade, restauram a saúde e revigoram o corpo, a mente e o espírito; Texto novo Editora; Autor Daniel Covolo Mazzo;; Número de páginas: 152; ISBN: 978-85-7894-017-1 – O autor estuda muito a relação da saúde com a doença e as delicadas emoções humanas.
Havendo dúvidas, clique em perguntas e respostas, que a página elucida algumas informações importantes sobre Terapia Floral.
Escreva para a ASTEFLOR e sugira um livro sobre Terapia Floral que você leu, utiliza e acredita que vai contribuir para o conhecimento dos demais Terapeutas Florais: asteflor@gmail.com