Por José Joacir dos Santos
Uma pergunta muito freqüente: como começar a profissão de Terapeuta Floral? E a resposta é: do começo! Primeiro você se especializa no sistema floral da sua simpatia. Um só. É bobagem ficar fazendo cursos de vários sistemas, a não ser que você sinta que o que você fez não é aquele que pensava ser. Tomar um banho de floral, isto é, utilizar todas as essências do sistema que escolheu em você mesmo, sempre tomando a Solução Estoque. Sim, você vira cobaia de si mesmo.
Criar um caderno para as suas próprias anotações, inclusive os sonhos, que terá durante o tratamento. É sempre bom começar com os problemas que você acha que tem, ou que alguém disse que você teria. Examine, coloque-se na parede, mantenha altas conversas consigo mesmo até que se estabeleça uma comunicação entre você e os florais. Vai chegar um momento em que você tomou todas as essências do sistema que escolheu e ainda tem dúvidas. Então, recomece até não ter mais dúvidas e passar a compreender as mensagens dos seus próprios sonhos. Nem sempre a gente percebe as nossas questões íntimas com clareza. Por isso, repetir o uso de um floral ou outro naquele assunto específico é o ideal.
Uma boa pesquisa sobre o que é arquétipo ajuda bastante, mas só para lhe dar uma ideia. Se sonhar com água, se pergunte qual é a relação que você tem com aquela mensagem. Esqueça aqueles dicionários de sonhos e os arquétipos das escolas de psicologia do Brasil. O arquétipo das flores são elas mesmas. Cada flor existente neste planeta tem um missão, uma finalidade e há milhares delas ainda não “descobertas”.
Não seja crítico de você mesmo, seja todo compaixão. O criticismo tem um limite. A gente precisa ter, pelo conhecimento adquirido, um senso crítico mas não pode se pendurar neles.
Se permita duvidar, errar, descobrir que os seus achados não eram nada do que você pensava que eram. Se permita ser um com a flor e esteja disposto a levantar no meio da noite para fazer anotações naquele seu caderno de cabeceira. As pessoas que vivem com você, na mesma casa, vão começar a desenvolver certa ciumeira com relação a esse seu trabalho com as flores, mas você vai utilizar isso para ver até que ponto a energia das flores já está ultrapassando fronteiras e desejando integrar personalidades no seu tratamento. Sim, elas se expandirão através de você, pessoas chegarão para você e passarão mensagens diretamente, aquelas coisas que você precisa mesmo ouvir… Observe as sincronias porque elas existem e quem lhe traz a mensagem peguntando como, quando e por que.
Enquanto você estiver nesse processo poderá atrair pessoas necessitando de florais e lhe pedindo consultas e opiniões. Aí você abre as suas portas, disposto a jogar de porta pra fora todas as dúvidas sobre a sua própria intuição, percepção, mensagens dos anjos, santos, do universo inteiro. Sim, há uma enorme diferença de duvidar de uma coisa e de outra, de uma informação ou de outra, e viver duvidando de tudo e de todos. Se mesmo assim isso persistir, se pergunte: por que estou duvidando tanto das coisas? E se coloque na posição receptiva de ter a resposta diretamente no seu cérebro ou através de uma mensagem externa. E floral tem a ver com espiritismo e ocultismo? Se é assim que você quer chamar, tem. Mas se você conseguir compreender que isso é parte integrante da história humana, melhor! Nós somos seres energéticos, você ainda tem dúvidas? Até quando? Floral é hoje uma terapia universal. Quem ainda duvida de que ninguém está sozinho no universo certamente ainda não está preparado (a) para trabalhar como terapeuta. Posso dizer que jamais tive um dia na minha vida em que não recebi uma comunicação espiritual, dormindo ou acordado. E isso me ensinou muito (e ainda ensina).
Então, como cada pessoa tem um processo diferente, você simplesmente pode começar a estudar o sistema floral que escolheu e a clientela já vai bater na porta querendo uma consulta sobre floral. Prepare outro caderno, esse só para os clientes, onde você vai registrar tudo nas consultas individuais. O maior segredo de qualquer terapia é ouvir o que o cliente tem a dizer. Enquanto o cliente vai falando, você vai anotando as palavras-chaves, se permitindo que as flores do sistema que você estudou venham até sua mente e digam: eu! Sim, elas saltam na sua mente.
Cada cliente é único. Há os que soltam tudo, os que escondem tudo, os que forçam o terapeuta a cavalgar lentamente e os que querem resolver tudo na primeira consulta. Alguns mentem para ver o que o terapeuta diz. Perdi a conta de quantas vezes estava atendendo com psicoterapia e ouvia na minha mente as flores que aquele cliente necessitava. Mas é preciso ter em mente que o processo de incorporação ou de apropriação do dom da terapia varia de pessoa para pessoa. Nem todo terapeuta consegue distinguir que as mensagens que lhe saltam na mente na hora do atendimento é um auxília externo ou autosugestão. Enquanto o terapeuta não está seguro de si e de todo o sistema energético universal que entra em sincronia consigo mesmo na hora do trabalho precisa ter calma e esperar que isso aconteça. A pressa em trabalhar como terapeuta pode resultar negativa.
Inúmeras vezes estava atendendo cliente com psicoterapia e vinham flores na minha mente, exatamente aquelas do sistema que eu estava utilizando e que se enquadravam na história do cliente. Se vier mais de uma flor, você faz uma escala de prioridades, sempre perguntando: o que esse cliente mais precisa de imediato? Anota as outras e vai sugerindo elas na medida em que as consultas vão se repetindo.
Você pode até sonhar com alguém lhe dizendo que o cliente tal precisa dessa e daquela flor. Antigamente se fazia o famoso coquetel de flores, isto é, muitas flores em um só vidro, mas já sabemos que isso não é necessário. No máximo três flores juntas é o suficiente, especialmente se todas têm a mesma finalidade ou sincronia. As vezes o cliente só precisa de uma flor.
Quando o cliente necessitar da Solução Estoque, por que não sugerir? O cliente de floral já é determinado. Há pessoas que nunca procurarão fazer um tratamento com Terapia Floral. Então, se pergunte o por quê de você ter feito um curso de floral e deixe que o universo lhe responda. Faça um curso bem feito, com 300 horas-aula no mínimo, e se aprofunde sozinho na leitura. Como e quando começar a trabalhar como Terapeuta Floral? Você é quem tem que determinar isso porque aí o universo inteiro conspira a seu favor. Há investimentos financeiros a fazer com consultório, material, livros, registro em associação, CNPJ, porque ninguém pode trabalhar sem um registro, mas se é isso que você sente no seu coração, vá em frente e seja muito feliz como eu sou. Veja a diferença entre Solução Estoque e Solução Diluida nos videos de José Joacir dos Santos no youtube.com. Busque por JOACIR REIKI. jjoacir@gmail.com