Antes de 2007, Terapeutas Florais de todo o país reclamavam das perseguições, tanto dos sindicatos chamados holísticos, de São Paulo, quanto de conselhos da profissão de médicos, etc. Em 2007 o Governo Federal quebrou o bloqueio daqueles grupos corporativos e a Terapia Floral ganhou nome e reconhecimento, como acontece em quase todos os países do mundo.
Ao contrário do que se esperava, de lá para cá, são poucos os Terapeutas Florais bem formados e comprometidos com a profissão.
Parece que até nesse ramo o povo brasileiro repete um padrão emocional bem conhecido: reclama, faz pouco caso, ignora ou detrata o que tem. Reclama exageradamente quando não tem e culpa outras pessoas por isso. Geralmente culpa o governo por todas as desventuras da sua vida particular.
Embora haja uma grande procura do público por todo tipo de terapia, especialmente a Terapia Floral, hoje faltam terapeutas em todo o país. Há estados que não têm Terapeutas Florais e há outros onde há uma grande concentração, mas são poucos os que se interessam de verdade pela profissão e pela classe por causa dos investimentos que necessitam fazer, sem promessa de retorno fácil.
Muitos sequer sabem que não é necessário se filiar a um sindicato porque a filiação a uma associação da classe é suficiente para legalizar todos os papéis de um consultório para terapia.
Muitos dos que se filiam não seguem em frente, apesar das facilidades que a Asteflor oferece e do fato de que não há limite territorial estadual para se filiar. A anuidade é a mais baixa do país porque a Asteflor não tem fins lucrativos. A renda é apenas suficiente para pagar as despesas naturais da organização. Toda a diretoria é constituída de voluntários sem remuneração nem empregados.
Para tentar reverter o quadro de falta de profissionais bem formados, a Asteflor está promovendo um curso de formação em Terapia Floral, conforme o seu estatuto social registrado em cartório. Está na hora! O curso tem como base os Fundamentos da Terapia Floral, isto é, não é um curso direcionado a um só sistema de florais. É amplo e destinado a todos os profissionais de saúde.
É um curso que prepara o profissional para lidar desde a montagem de um consultório às técnicas terapêuticas. Apesar de ter a Terapia Floral como foco, este curso está desenhado para beneficiar terapeutas de qualquer área de atuação. Estuda-se também os Florais de Bach e os Florais de Saint Germain.
O conteúdo parcial deste curso será publicado também em forma de livro e, sendo assim, serve como livro de consultas diárias. Trata-se dos Fundamentos da Terapia Floral, do Psicoterapeuta José Joacir dos Santos. Maiores detalhe da aquisição do livro entre em contato: asteflordf@gmail.com ou direto com o autor jjoacir@gmail.com