Por José Joacir dos Santos, presidente da ASTEFLOR
O curso de floral é aquele patrocinado pelos criadores e canalizadores dos sistemas forais, como o Floral de Bach e de Saint Germain. Representantes desses e de outros sistemas oferecem cursos de florais onde o aluno aprende sobre as propriedades terapêuticas de cada flor de seus sistemas. O curso de formação em terapia floral é aquele em que a escola que o oferece tem como base a formação técnica do aluno como terapeuta e ensina a trabalhar com qualquer sistema de floral, a reconhecer as propriedades terapêuticas das essências florais. Não chega a ser um curso superior como o de psicologia, por exemplo, mas oferece as ferramentas básicas para que o terapeuta floral atue nas limitações de sua profissão.
O terapeuta floral que só fez o curso do sistema de floral pode se dedicar e ser muito bom naquilo que se propõe ao juntar aquilo que a essência da flor oferece com a necessidade terapêutica do cliente. O terapeuta floral que fez uma formação terapêutica vai mais além. Aprende a olhar o que pode estar por trás da necessidade do cliente sem necessariamente recorrer a uma abordagem analítica profunda como aquela que o psicólogo ou o psicanalista faz. Estuda, também, a aproximação do floral com outras terapias, de forma que poderá associar seus atendimentos com floral e outra terapia.
Há na internet sites em que a pessoa pode se comunicar com robôs e marcar um “x” nas opções oferecidas para que o robô indique uma essência floral, mas isso não é o objetivo da terapia floral e jamais vai ser porque nossa vida não pode ser determinada por um “x”. Tampouco é aconselhável fazer um curso de terapia floral com robôs, do tipo EAD, onde a empresa ou quem oferece tal curso pode nunca ter sequer feito um curso de floral com um representante de sistema floral. O terapeuta em formação precisa ser guiado e orientado de perto com supervisão humana, educativa, didática. Aqueles cursos apenas se aproveitam das facilidades da internet e das pessoas ingênuas, acomodadas, que querem tudo de mão beijada, sem suar nem pensar. Aquelas empresas e grupos não estão se preocupando com a formação do terapeuta, mas, sim, o lucro fácil. Desta forma, aconselhamos que o indivíduo que quer ser terapeuta floral, porque sente em seu coração esse chamado, faça um curso de formação em terapia floral onde exista alma, espírito, emoção, a experiência profissional segura de quem ensina. Sim, a diferença é a palavra formação, isto é, formar, adquirir e juntar conhecimentos de conteúdos sólidos e de forma didática, humanizada.
A ASTEFLOR investigou alguns cursos de formação oferecidos no sistema EAD pela internet e comprovou que a maioria deles é administrada por pessoas que copiou conteúdos da internet e o compilou em formato de curso. Isto é, não tem conteúdo próprio nem seguro. Por que você faria um curso com um robô ou pagaria por um conteúdo falsificado? Não é só a terapia floral que passa por essa enxurrada de falsificadores. Existem os falsos mestres de Reiki, os falsos psicanalistas etc. A internet virou um mar cheio de saco de plástico que mata a flora e a fauna nem pestanejar. Uma diga para você reconhecer os falsos professores, de qualquer que seja a terapia, é se a empresa que oferece o curso online de formação em terapia floral também oferece curso de Reiki a distância. Cursos de Reiki só podem ser realizados presencialmente, com iniciações presenciais. Sem isso é pura tentativa de falsificar o que não se pode falsificar. A terapia Reiki é vacinada contra falsificações e falsificadores. Se a empresa oferece um produto falsificado, todos os demais também correm o risco sério de serem falsificados. Veja neste site o nosso curso de Formação em Terapia Floral, cujo conteúdo, original, está, também, no livro Fundamentos da Terapia Floral, do terapeuta José Joacir dos Santos, disponível em www.amazon.com.br