Por José Joacir dos Santos, Fitoterapeuta e psicoterapeuta
Na rotina das manhãs de todas as casas, uma fortuna desce pela pia do banheiro: pasta de dentes. Na minha infância, usava creme dental mas os meus vizinhos preferiam pasta de casca de Juazeiro. Pesquisas recentes descobriram que uma xícara de chá preto pela manhã pode reduzir o risco de cáries e doenças gengivais, especialmente se o indivíduo consumo pouca carne vermelha. Compostos ricos em enzimas podem prevenir a formação de placas e bactérias nos dentes e gengivas. Chás de ervas, como camomila, menta, alecrim e lavanda, podem melhorar sua saúde digestiva e acalmar a mente. Veja meu livro Evas Medicinais para o Corpo, a Mente e o Espírito.
Saúde dos seus olhos
Graças aos antioxidantes encontrados nos chás verdes e brancos, udas xicaras de chá morno por dia podem melhorar a saúde dos olhos e ajudar a prevenir complicações graves relacionadas aos olhos, como catarata e glaucoma.
Acidente vascular cerebral
Três xícaras de chá verde ou preto por dia pode levar a uma redução de 21% no risco de derrame. As descobertas concluíram que as catequinas, um composto químico encontrado nos chás verdes e pretos, têm efeitos de redução do derrame no sistema vascular. Nada impede que o indivíduo adicione uma colher de chá de pimenta vermelha às refeiçoes, assim como um copo de vinho tinto. O coraçãp vai ficar muito feliz. Há pessoas que têm diarreia quando tomam o chá preto. Cada um é cada um.
Memória
Beber chá quente regularmente pode manter seu cérebro em ótima forma. Aquele bolo misterioso escondido entre os ossos precisa de estímulo, inclusive de cheiros, perfumes, leitura e música instrumental. Estudos sugerem a planta medicinal cientificamente chamada de Camellia sinensis, usada tanto para produzir o chá verde como o chá vermelho, é rica em cafeína e ajuda a emagrecer, diminuir o colesterol e prevenir o surgimento de doenças cardíacas. Ela também é tida como impulsionadora do funcionamento cognitivo, incluindo a memória. Mas, há pesssoas que não podem ingerir produtos com cafeína.
Digestão
Chás de camomila, menta, alecrim e lavanda podem melhorar a saúde digestiva. As infusões e misturas de ervas podem ser um tratamento eficaz para gases, indigestão, prisão de ventre e outros sintomas digestivos. Para o tratamento de dificuldades digestinas, sugerimos não misturar camomila, menta, alecrim e lavanda. Tomar um chá de cada vez ou escolher aquele que mais se adapta ao seu organismo.
Pressão arterial
Depois de ir a um médico para verificar as condições cardíacas, quem sofre de pressão arterial alta precisa começar a medicação com foco na alimentação. O segundo remédio é desligar a televisão para não alimentar a cabeça e o coração com notícias ruins. Se ausentar do trabalho até que a pressão volte ao normal. Tomar hábito a fila de chás para beber durante o dia. Antioxidantes à base de plantas, chamados flavonóides, encontrados no chá verde ou oolong. Estudos mostram que beber apenas meia xícara de chá verde ou oolong, rico em antioxidantes, por dia pode reduzir o risco de hipertensão em quase 50%. O chá verde não deve ser tomado à noite, só durante o dia, porque pode provocar insônia. Outra excelente opção é o chá de Verbena junto com o floral de Verbena.
Sistema imunológico
A Covid-19 veio para provar que os virus continuam usando a mesma estratégia: usam o caminho das gripes. Um sistema imunológico mais forte pode proteger contra resfriados, gripes e outras doenças. Uma maneira de dar um impulso é ingerir a poderosa mistura antioxidante encontrada no chá verde ou de camomila como parte de sua rotina diária. Brocoli, pimenta vermelha, frutas vermelhas, suco de limão devem ser rotina na vida de quem tem mais de 30 anos. Uma capsula de um bom própolis por dia é muito útil para a imunidade.
Estresse e a ansiedade
Como verão no meu livro “Da Flor à Psicoterapia”, estresse e ansiedade estão diretamente relacionados a medo. Beber chá quente de erva cidreira ou camomila tem um efeito naturalmente calmante. Desfrutar de uma xícara exige que nos sentemos, diminuamos o ritmo e relaxemos – tudo isso é uma arma natural contra o estresse e a ansiedade. A chave para se sentir livre do estresse e da ansiedade é optar por chás de ervas sem cafeína, como hortelã-pimenta e maracujá. O óleo essencial de hortelã-pimenta dá uma reviravolta no cérebro, tira o foto de doenças e favorece o sistema respiratório, que é afetado por estresse e ansiedade.